quarta-feira, 17 de novembro de 2010

"Yuj"


Afinal, o que é o Yoga? A palavra “Yoga” deriva do verbo sânscrito “Yuj”, o qual significa, literalmente, “unir” ou “juntar”. Existem várias definições, mas é mais ou menos consensual que Yoga refere-se tanto à união do Ser como um todo (corpo, mente e alma), como união do Ser Individual com o Divino (união a um nível elevado/supremo). Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é uma religião, mas sim uma arte, filosofia e ciência.

O Yoga nasceu na Índia há cerca de 5.000 anos e divide-se em 4 sendas ou caminhos básicos: Bhakti Yoga (o Yoga do amor e da devoção), Karma Yoga (o Yoga da acção), Jnana Yoga (o Yoga do conhecimento) e Raja Yoga (o Yoga real).
Estes 4 caminhos não são contraditórios, antes pelo contrário, eles complementam--se entre si.

O Yoga mais conhecido e praticado no Ocidente é o Hatha Yoga, o qual procura o controlo da mente e a união do Ser utilizando o corpo como instrumento.

Uma coisa é certa, a integração entre o corpo físico, mental e espiritual dá-se apenas quando termina a turbulência mental e emocional, acabando com todas as dualidades. Tal como escreveu Patanjali (conhecido como o “Pai” do Yoga): “Yoga chitta-vritti-nirodhah” (Yoga Sutra 1.2), o que significa que “O Yoga consiste na cessação das flutuações da consciência”.

Rodrigo Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário