quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Ayurveda e o Sistema Imunológico


"A saúde na sua essência é um estado mais elevado de consciência."

- Dr. Deepak Chopra (in "Saúde Perfeita")



Já é tempo de introduzir a "irmã" do Yoga - a Ayurveda - palavra que significa literalmente, em sânscrito, "ciência da vida". A Ayurveda é o sistema tradicional de medicina indiano, nascida na Índia há mais de 5.000 anos e englobando inúmeros cuidados de saúde preventivos e hábitos de vida personalizados (de acordo com o tipo psico-físico de cada pessoa).

Esta ciência holística (que vê o Homem como um todo), defende que cada pessoa possui, no seu corpo, os 5 elementos da natureza (terra, água, fogo, ar, éter), com percentagens diferentes de cada elemento.

Durante o Inverno, a energia kapha (composta pelos elementos água e terra) impera. Esta energia, está associada a qualidades como "fria", "pesada" e "letárgica" e contribui fortemente para a formação de amas (biotoxinas). Nesta estação do ano, é comum existir também perturbação de vata (elemento ar).

Sendo assim, tal como sugerido pelo Dr. José Ruguê ("Prana Yoga Journal" - Setembro 2009),
devem-se tomar as seguintes medidas: "evitar a agravação de kapha e vata, evitar a formação de ama (quando formado, digerir e eliminar) e evitar a inibição de ojas (a energia vital que traz imunidade) e estimulá-la".

Na prática, há determinadas coisas que se devem evitar e outras que se devem fazer. Ainda segundo o Dr. José Ruguê, deve-se "EVITAR:

* Alimentos que agravem kapha e formem ama, como doces, lacticínios, fritos, açucar refinado, líquidos gelados, carne vermelha e gordurosa, álcool, alimentos refinados e industrializados de modo geral;
* Comer sem fome ou quando estiver com alguma indigestão (...);
* Exposição ao frio, ao vento e principalmente ao ar condicionado (que seca as mucosas e agrava vata);
* Evitar o cigarro e a exposição ao fumo (...)."

Por outro lado, de forma a aumentar a imunidade do nosso corpo durante o Inverno, deve-se "FAZER:

* Preferir alimentos não formadores de toxinas, como sopas, vegetais cozidos no vapor e bastante água morna se aparecem sintomas iniciais de gripe;
* Usar as ervas medicinais supremas para prevenção e tratamento:: alho e gengibre;
* Práticas de Yoga (savásana para estimular a calma mental e o sono profundo, indispensáveis para uma boa imunidade e ásanas de modo geral, todos harmonizados com respiração e autoconsciência)."

Espero que estas dicas lhe tenham sido úteis. Afinal, tal como diz o famoso Dr. Deepak Chopra: "a prevenção é muito mais barata do que o tratamento, quer em termos humanos quer económicos".

Rodrigo Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário