domingo, 27 de março de 2011

A Dança do Yoga... O Yoga da Dança

"O Senhor Siva é o fundador do yoga. Ele também é Nataraja, o senhor da dança. Todos os yogues e dançarinos o reverenciam, porque ele deu à humanidade esse duplo conhecimento para que os seres humanos sejam capazes de vivenciar o sagrado espírito da divindade em cada uma das células do seu corpo” (B. k. S. Iyengar, in A árvore do Ioga).

Tal como o Yoga, a Dança induz um estado semelhante ao transe e experiência com o divino. Consequentemente, na Índia a dança floresceu lado a lado com as práticas meditativas. Shiva, o deus yogui, tornou-se também o mestre da dança.

Segundo Iyengar, o yogui segue o caminho da renúncia (nivrtti-marga) e do conhecimento (jñana-marga) enquanto que o dançarino segue o caminho exterior da criação(pravrtti-marga) e do amor(bhakti-marga). A diferença entre yoga e dança é que o yoga é uma arte perfeita em acção (forte dinamismo interior devido a uma acção intensa, apesar de parecer estático a quem observa de fora por recorrer a um movimento muito subtil), ao passo que a dança é uma arte perfeita em movimento (expressão externa das emoções por meio dos movimentos).


O dançarino usa as emoções e as transforma em expressão artística, o yogui trabalha para conquistá-las...


Por compreender este paralelismo entre yoga e dança, por amar o yoga e a dança, e por ter encontrado dança no yoga e yoga na dança... divulgo com muita alegria o novo projecto de Dança Oriental a decorrer no Yogashala Bairro Alto, sob a orientação de Catarina Parrot Morato.


Para mais informações, clique por favor na imagem ao lado »»»


Boas danças! Bom Yoga!


Joana Menano

Sem comentários:

Enviar um comentário